De dois em dois anos cidadãos de todo o país, vão [país vão] votar por uma saúde, segurança e educação melhor, mas muitos não têm candidatos e acabam votando em nulo ou em branco, mas qual a diferença nesses dois tipos de votação?
Em uma sociedade [,] o dia da votação é o dia da mudança, pois o candidato que não fez nada pela sociedade é substituído por outra pessoa que é mais comprometida e tem outras propostas.
Neste ano [,] os prefeitos e vereadores de todo o pais disputam um lugar de comando, destinando toda a sociedade para um futuro melhor ou pior. Mas quem não escolheu seus candidatos ou acha que eles não apresentam propostas que poderiam realmente transformar ou melhorar a vida de pessoas, acabam [pessoas acabam] votando em branco ou nulo.
O voto em branco é simples [,] basta clicar na tecla branco e depois confirmar. Já o voto nulo é a digitação de um partido que não existe depois basta só confirmar.
Mas votar em branco ou em nulo é a mesma coisa que não votar [,] é como se você não estivesse transformando a sociedade, estando ali só como obrigação [,] não se importando com o futuro de seu país ou de sua cidade.
Numa sociedade, a votação é o momento de mudar a sociedade, mas antes da votação procure saber sobre o candidato, seu passado [,] suas propostas de melhoria da sociedade [,] só assim você poderá votar tranquilo sabendo que seu futuro e o futuro do país estão em boas mãos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e genérica. Amplie suas ideias a fim de melhor explorar a questão, além de mobilizar fatos e exemplificações concretas para validar sua tese. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |