No mundo contemporâneo, há vários históricos de eleições que o voto nulo se fez bastante presente. Mas também, pode-se perceber que esse ato não houve efeito nenhum na sociedade, daí, infere-se que votar nulo ou branco, não é a solução de problema algum do país, pois, não ajudará em nada no progresso.
Pessoas têm direitos e deveres, um país precisa de um líder para organizar todo esse processo, pois sem ele o mundo seria bem anárquico. A luta pelo direito de votar surgiu há anos atrás [há anos], e depois de tudo que já se passou as pessoas não querem exercer aquilo que elas protestaram para fazer? Situação meio irônica.
Sabe-se que a corrupção está bem presente nos dias atuais, mas mesmo sabendo disso [,] o voto deve ser para algum candidato, pois anulá-lo não irá adiantar em nada, porque mesmo se 40% da população votar em alguém e os outros 60% votarem nulo, prevalecerá somente os 40% que votaram em algum político.
Pelo exposto, concluí-se que, o [que o ] governo deve investir bastante na educação, para que esse assunto seja abordado em escolas com mais eficiência, assim formando adultos com uma consciência mais crítica. As pessoas devem buscar informações sobre seus candidatos, para não ocorrer algum engano no futuro, ou algo do tipo e eles devem rever suas ações como profissionais e pessoas, assim fazendo com que haja mais confiança entre eles e os eleitores.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |