Vivemos em uma sociedade que impõe padrões de consumo, fazendo com que compramos cada vez mais, sendo que a maioria desses objetos não serão necessários. A escolha por buscar a própria felicidade não é aceita, pois os meios utilizados para consegui-la, muitas vezes serão vistos como errados, imorais, ainda que tais meios não impliquem prejuízo aos demais.
Segundo Karl Max, ''a alienação está ligada ao trabalho'', sendo que as pessoas não importam com o seu trabalho braçal (mão-de-obra [mão de obra]), e sim o produto feito, desvalorizando o próprio trabalho, porém não é só o trabalho, como também as pessoas. Milhares de pessoas consumem produtos supérfluos, para então usá-lo e chegar a ''tal felicidade'' que muitas vezes, se funde em um meio abstrato, dando a ideia de que para ter felicidade é preciso comprar.
A necessidade de adquirir é imensa desde que o capitalismo virou um sistema econômico, havendo então; assaltos, sequestros, arrastões, tudo para se chegar a [à] felicidade. O sistema econômico imposto ajuda a acelerar tais fatos, com [como] também a separar mais as classes, gerando uma desigualdade social imensa como se encontra, valorizando aqueles que detém [detêm] maiores recursos financeiros. Aquele que tem mais capital, é [têm mais capital são vistos] visto pela sociedade como uma pessoa feliz, por poder comprar quase tudo oque [ o que] querer, reforçando ainda mais o sentido de que, capital virou status de felicidade, se o detém, é feliz.
Portanto, é preciso que cada pessoa comece a escolher o que comprar, para de pouco em pouco sair dessa sociedade que impõe padrões e buscar a felicidade que encontra em si, e não na matéria, já que está esquecida por milhares de pessoas. Dessa forma, a ideologia de comprar a felicidade (externa), entrará em extinção, e só assim vira [virá] a realização pessoal (interno), acabando com esse meio abstrato que se encontra, promovendo mais valor a nós, seres humanos, do que a objetos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Porém, para comprovar seu posicionamento, é preciso mobilizar fatos e exemplificações. Vá além do âmbito do senso comum! No mais, amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica acerca dos fatos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |