Ferraduras do capitalismo - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 07/09/2012

Status:

Corrigida
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   O advento da terceira revolução industrial alterou o cotidiano, e, até mesmo, os valores da população mundial. Essa, que sobrevive a tirania do capitalismo, obteve o raciocínio de que o avanço tecnológico é o caminho que os levará à almejada felicidade norte-americana. No entanto, esquecem-se que [de que]essa utopia acaba, muitas vezes, com uma crise.
   Examinando-se os fatos, verifica-se que, houve um crescimento da classe C no Brasil. Essa, ao desfrutar de uma maior poder aquisitivo, compra alucinadamente como se seus objetos fossem troféus que refletissem a sua ascendência econômica. Assim, por sua hiperatividade, tal classe é considerada movimentadora da economia do país.
   Fazendo-se uma analogia entre um corpo e o consumismo, depreende-se que, assim como o primeiro necessita de reserva energética, o segundo, precisa de dinheiro para se movimentar. Assim ocorreu na Grande Depressão de 1929, nunca antes a população americana tinha alcançado tão alto grau de consumo, e, com o início da crise, muitos se suicidaram. Dessa forma, quando acaba o alimento, a alegria termina.
   Outro fator preocupante é a alienação consequente da padronização das massas. Seguindo o protótipo estadunidense, a beleza foi exteriorizada e o interior é impulsionado a se ocultar. Em decorrência disso, houve uma ampliação da taxa de problemas psicológicos que atingem a sociedade. Dessa forma, os indivíduos são perpetuados a jogarem as maquiavélicas leis do capitalismo.
   Sendo assim, é irrefutável que o consumismo determine os padrões de felicidade, no entanto, nem sempre, esse satisfará constantemente o íntimo individual. Dessa maneira, não se pode permitir que uma geração seja assolada e aculturada pelas ferraduras do capitalismo. Para isso, os consumistas desvairados devem se tornar consumidores conscientes. 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes e retratou bem a questão. Porém, poderia ter realizado uma discussão mais ampla a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o tema favorece. No mais, procure realizar um melhor e mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente