A necessidade de se obter "status" na sociedade atual é cada vez maior, com isso a aparência e o prazer de comprar parecem essencial para uma vida feliz. Porém, sera [será] que o planeta e a sociedade estão preparados para tal necessidade ?
Deste os Tempos Monarcas; da escravidão, dentre outros fatos históricos, a população já era imposta pelo desejo de consumir que só fez a aumentar após a Revolução Industrial. Este aumento de produtividade vem prejudicando o meio-ambiente [Meio Ambiente] e a sociedade, fazendo com que esta crie uma certa dependência e uma falsa idéia [ideia] de felicidade, que assim como as drogas, tem curto efeito e logo tens [tem] que comprar mais e mais para satisfazer o desejo. Fazendo com que uma parte da população adote um consumismo desenfreado, causando dívidas e mexendo com toda a estrutura capitalista do País.. [país.]
Entretanto, o consumismo é importantíssimo para a economia do país e do mundo, não podendo estar de fora da vida cotidiana. Contudo [,] o problema: consumismo exagerado, poderia ser amenizado se os produtores usassem recursos renováveis e sustentáveis, amenizando [,] assim , os impactos ambientais e a população deixasse de lado o paradgma [paradigma] que para ser feliz tem que ter o carro do ano, a roupa da moda... reconhecendo então que o verdadeiro valor de uma pessoa não está na roupa e nos bens que possui, e sim no caráter e na boa fé que "carrega" consigo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. No entanto, realizou uma abordagem simplista. Amplie sua linha argumentativa e apresente fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Fuja do senso comum e da análise superficial!
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |