A felicidade, sentimento que foi durante muito tempo almejado pela sociedade, obteve sua imagem como alcançável vinculada ["alcancável" ao ser vinculada] ao consumo. Para alguns, ser [para ser] feliz é necessário usar uma roupa da moda ou ter o novo modelo de celular, ou seja, fazer parte de um grupo consumista que possui a felicidade através das compras. Porém, este sentimento durará até o exato momento que outros produtos mais interessantes e modernos surgirem.
A classe baixa nem sempre terá a oportunidade de consumir o que está na moda, uma vez que o preço estará inacessível, então esses se tornaram infelizes? O consumo não chega a tornar as pessoas felizes, independente de classe, baixa ou média, compras proporcionam uma alegria momentânea, mas não chegaram [chegam] ao ponto de fornecer felicidades através de sacolas. Antigamente, este sentimento era adquirido por relações afetivas, às [as]pessoas conviviam e criavam vínculos mais duradouros, se a sociedade reavaliar seus conceitos, o modo como ser feliz é visto, pode [visto pode ser] ser modificado.
O desejo de consumir e ser feliz são tão intensos que o indivíduo faz o possível e impossível [e o impossível] para alcança-lo [alcançá-lo], desde, se endividar [desde se endividar] até comente [cometer] loucuras, foi o caso do jovem chinês de 17 anos que vendeu um rim a uma organização ilegal de compradores de órgãos. Ele vendeu o rim para comprar um aparelho eletrônico, que estava no auge na cidade onde mora, um dos mais caros por sinal, em consequência, obteve insuficiência renal, uma felicidade que custou sua saúde.
Por isso, a felicidade não é algo que possa ser comprada, ela é adquirida com o tempo e convivência, objetos podem fornecer alegrias, mas não propõem o verdadeiro sentimento. Não depende de classe financeira, ou de bens matérias, sem caros sacrifícios, ser feliz é algo que todos podemos alcançar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de seu texto. O único exemplo levantado para justificar suas colocações foi o caso do garoto que vendeu o rim. Lembre-se de que realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas, etc.) é fundamental para o sucesso de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |