O consumo incentivado pela mídia - Banco de redações


Felicidade e Sociedade de Consumo

Enviada em: 04/09/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

Em nosso mundo cada vez mais globalizado [globalizado, ] cresce uma nova e grande sociedade consumista, no qual [na qual] a dinâmica de informação é intensa e constante, tornando a troca de ideias um mecanismo manipulado pela mídia, transformando esse novo consumo do século em uma nova forma de prazer, assim fazendo as pessoas pararem de acreditarem em verdadeiros valores do interior.

Com os meios de comunicação em alta, à [a] troca de mercadorias entre lugares distantes se tornou mais frequente e rápida. Mas também a mídia adquiriu um grande poder sobre a sociedade, onde [pois] influenciam as pessoas a consumir. Todo ser humana [humano] atualmente nasce e cresce sendo manipulado, acreditando que a felicidade é um bem matérias, [material,]  como carros, joias, roupas, sapatos, celulares e entre outros [,entre outros]. Transformando cada vez mais os indivíduos em consumistas.
Assim [Assim, ] o individuo que nasce vivenciando e sendo todo o dia manipulado pela mídia, acaba [mídia acaba] não sendo ensinado sobre os verdadeiros valores reais, como a felicidade, a dignidade, a honestidade, etc. No entanto [entanto,] para poder preencher uma lacuna que lhe falta em seu interior, o ser humano acaba procurando isso no consumo desenfreado de bens supérfluos.
Haja vista o que foi exposto, podemos concluir que para que todo individuo tenha um realistamento [uma realização] pessoal, poderíamos combater o consumismo incentivado pela mídia, uma vez que esta felicidade não é inteiramente verdadeira e tentar melhorar a educação de nossas crianças para que elas possam reconhecer os valores do interior como a solidariedade, a humildade, o respeito e o amor.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Porém, não houve uma linha argumentativa bem fundamentada que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc,) e amplie sua percepção crítica dos fatos.

Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente