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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 16/08/2012

Status:

Corrigida
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Fecham-se os olhos para uma realidade, que já vem acontecendo há anos, que por sua vez não há solução, salários menos do que é merecido é justo para a classse dos docentes.

Há expectativa, mas a situação não muda, docentes mal remunerados e sem plano de carreira.O que seria do Brasil, sem professores, que se inicia desde dos primeiros anos de vida.Muitos perguntam sobre a educação, que está precária e assim querem resolver o problema, mas por fim acabam ocasionando outros; jovens universitários, buscando um plano de carreira, se torna prejudicados, por falta de aulas,pois a má remuneração poderá acontecer futuramente com os mesmo [eles].

O Brasil, sim [sim] deve investir na educação, remunerando os professores com qualidade; [qualidade.] Arrecada-se muito com impostostos [impostos] e que são gastos talves [talvez]de maneira inadequada, deve-se investir nas instituições de ensino, na qualificação dos professores, e o [professores e no] aumento do piso salarial dos docentes.

Se a união tem solução, portanto a classe deve se unir, assim formar uma grande mobilização, para que os gorvernantes possa [possam] olhar para a educação brasileira, e por fim ter melhorias nas escolas e universidades, sobretudo, que docentes tenham satisfação profissional e pessoal, a fim de ter reconhecimento e formar bons profissionais.

logo [Logo,], o docente tem um papel importante na sociedade, que não deve ser esquecido, porque através dele, inicia-se [dele inicia-se] uma parceria entre família e sociedade, que acontece da sua infância e até a universidade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto levanto algumas questões pertinentes ao tema, contudo fez uma abordagem simplista e superficial, além de ter pouco discutido o recorte temático em si. Faltou um linguagem mais objetiva, fatos e exemplificações concretas, ou seja, um melhor trabalho com as características próprias do texto dissertativo. 

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente