As consequências da greve - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 13/08/2012

Status:

Corrigida
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Antigamente, a greve não era regulamentada por lei, a greve só terminava quando um lado vencia, porém, o lado mais forte. Hoje, a greve se tornou uma lei, um direito de nós trabalhadores exigir de nossa autoridade, melhores [autoridade de melhores] condições de trabalho, reajuste salarial, etc. [salarial etc.]

Atualmente, estamos frente à [a] situações que merecem mais atenção por parte das autoridades. Situações como a greve nas universidades federais do Brasil, onde a maioria delas aderiram a greve porque querem uma condição de trabalho de qualidade, reajuste salarial e que haja infraestruturas nas escolas.

O lado positivo da greve é que você irá lutar por um direito seu, pela melhora da educação, que é um aliado e tanto para o desenvolvimento do país.

E o lado negativo é na realidade um fato muito preocupante. Sempre que há uma reivindicação, uma paralização, etc...  [paralisação etc.,] quem sofre com tudo isso é a sociedade, que no caso da greve das universidades, são [universidades são] os milhares de estudantes. Portanto, o lado ruim da greve é o atraso do calendário, o prolongamento do ano letivo, os dias que os alunos e professores terão que repor nos finais de semana. E se continuar assim, terá que repor até nas férias, mesmo que 90% dos alunos não concordarem com a ideia.

Enfim, toda essa repercussão da greve não leva absolutamente a nada, porque o tempo que se perde, não [perder não] vai ajudar numa educação pública de qualidade que merecemos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial. Apresente uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que extrapole o âmbito do senso comum. Leitura é fundamental para aguçar sua percepção crítica acerca dos fatos!

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente