Greve na qualidade de vida - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 11/08/2012

Status:

Corrigida
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O ensino superior brasileiro é constituído, especialmente, por universidades públicas. Assim, devido a problemas estruturais e financeiros, quando essas instituições declaram greve, infelizmente, o setor de pesquisa e de formação profissional no país é debilitado.

As universidades, então, têm consciência filantrópica, pois desenvolvem pesquisas em várias áreas do conhecimento, possibilitando a qualidade de vida à população. Com isso, semelhantemente ao Iluminismo, cujos cientistas revolucionaram o modo de vida da sociedade com seus estudos, os pesquisadores acadêmicos buscam soluções para os problemas humanos. Logo, a greve seria um " alerta" para o Governo, para as classes sociais mudarem seu comportamento a respeito da educação, pois o conhecimento é a única maneira de a raça humana conseguir alcançar seus objetivos.

Certamente, a greve é uma busca por melhoria no ensino acadêmico e, consequentemente, na educação de cidadãos responsáveis pelo futuro do país. Por isso, ela tem mobilizado diversos setores nacionais (trabalhista, familiar), visto que toda a sociedade anseia a um estado de equilíbrio, que é atingido quando profissionais liberais, os quais são formados, na maioria das vezes, nas universidades públicas, se comprometem em melhorar a condição de vida do ser humano.

A educação pública superior é responsável por destinar a sociedade os diversos profissionais trabalhistas. Dessa forma, todos devem analisar a greve como uma possibilidade de melhorar as condições da universidade e de seu corpo docente e ajudar os estudantes e professores a conquistarem uma ótima universidade pública.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta, desenvolveu-se de forma clara e precisa e fez boas considerações em torno da problemática imposta. Muito bom! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Dessa forma, extrapole o que já tinha sido discutido pela coletânea, amplie sua percepção crítica  e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente