Deriva Nacional - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 11/08/2012

Status:

Corrigida
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Historicamente, as conquistas humanas foram obtidas através de revoluções, rebeliões..., no qual [nas quais] se conseguiu [conseguiram] os poderes que são usufruídos hoje. Um dos principais, ou o mais importante, é a educação. Que exerce papel fundamental em toda sociedade, entretanto, tem sua imagem demasiadamente denegrida pelas diversas polemicas [polêmicas] a envolvendo no Brasil.

Se compõe na atualidade uma, das várias, situações catastróficas nesse setor, a greve dos docentes do ensino superior federal. A classe reivindica melhoria nas condições de trabalho, reajuste salarial e diminuição dos níveis de carreira. Em tese, são problemas que já são considerados de 'praxe' pelo governo, mas que vem sendo deixados minguar a [à] deriva sem resoluções.

Dentre os acordos entre o estado [Estado] e os representantes da classe, somente a Proifes ratificou o contrato que estipula as taxas de 25 a 40% reajustadas, diminuição dos níveis de 17 para 13. Os outros conselhos não concordaram com os termos. A causa ganhou notoriedade pela suspensões[suspensão] quase total das faculdades e institutos federais, e [federais e] pelas paralisações em locais públicos.

Entre todo esse meio [meio,] o mais prejudicado é definitivamente o estudante. De acordo com o estado, seu melhor motivo para não atender as exigências dos grevistas é que o setor educacional foi o único a ser vetado do corte de custo pela presidenta. Em um país onde os deputados estão votando aumento de seus já 'gordos' salários [salários,] isso se torna controverso e hipócrita.

A educação é indispensável no ciclo social público, assim como saúde, segurança.... Ela é contribuinte na formação de cidadãos e é a base de outros setores. Portanto, em ano de eleições, está na hora de analisar as prioridades de investimentos, pois a população não esta [está]carente estádios para copas e olimpíadas, que só aumentam o inflado ego capitalista e a linha corruptiva.

Comentários do corretor


Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e amplie sua percepção crítica dos fatos para promover uma rica discussão. Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente