A mais de dois meses se estende pelo o país a greve dos professores nas Universidades Federais. Um número elevado de estudantes estão sendo prejudicados e muitos que concluiriam seu curso neste ano de 2012, vão [2012 vão] estender o prazo para o próximo ano. Mas [Mas,] de quem seria a culpa?
Foi-se o tempo em que os professores eram valorizados. No Japão [Japão,] que é um dos únicos países em qual [nos quais] os professores são bem remunerados e reconhecidos, estes são os únicos profissionais que não se curvam diante do Imperador. E porque [por que] no Brasil eles não possuem o mesmo valor?
O governo brasileiro se preocupa mais em fazer investimentos na Copa de 2014 do que investir na educação e em um ensino de qualidade. Levando a geração que irá substituir os profissionais atualmente, a [atualmente a] cometerem erros ou falhas por falta de uma aprendizagem de qualidade.
Não basta lutar só por um salário melhor e sim por uma estrutura acadêmica aproveitável, laboratórios bem estruturados, bibliotecas com mais confortos, porque é la [lá] que os estudantes põe [porão] em prática o que aprenderam e tiram [tirarão] suas dúvidas em algum procedimento para não errarem futuramente.
É algo válido sim essa greve, para o governo reconhecer o trabalho de cada profissional da educação, que está lutando por uma remuneração melhor para exercer sua função com uma boa qualidade. Mas os alunos são os mais prejudicados e são estes que precisam realmente da ajuda do governo, por que [porque] muitos ralaram para chegar ali, com um sonho de ser um profissional bem sucedido e exemplar futuramente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. No entanto, não houve uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura, aguçe sua percepção crítica dos fatos e mobilize seu conhecimento de mundo para desenvolver um texto que promova uma boa reflexão da problemática imposta.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |