A inconfidência dos professores - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 06/08/2012

Status:

Corrigida
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A inconfidência mineira foi um movimento de caráter elitista que ocorreu no Brasil em pleno Brasil colônia, no qual o movimento foi formado pela aristocracia mineira, que queria uma maior autonomia política, melhores condições de se manter e uma diminuição de impostos, não atendendo as necessidades do restante da população mineira.

A greve dos professores é uma greve de caráter elitista, no qual os professores são comparados como a elite aristocrática brasileira e o povo são como se fossem os alunos. No nosso processo [processo,] as reivindicações só atendem a aristocracia dos professores, com isso os mais prejudicados são os alunos das universidades publicas [públicas] do Brasil que dependem dos professores.

Se queremos continuar com nosso desenvolvimento, devemos nos adequarmos a tal processo de desenvolvimento em que estamos situados, e a greve não deve ser um processo notório em nossa sociedade, as condições de trabalho dos professores não são das melhores, mas a paralisação prejudicam [prejudica] muito mais os alunos que os professores, porque os alunos que devem estudar pra ter o conhecimento que os professores já tem [têm].

O governo deve tomar atitudes para ter o serviço publico universitário restabelecido [reestabelecido], pois é dever dele manter esta ordem na sociedade. já [Já] faz mais de dois meses que estamos com os serviços parado [parados] em mais de 95% das universidades brasileiras e os educadores do Brasil deve [devem] ser ouvido [ouvidos] e ter uma acordo bilateral para atender as necessidades tanto dos professores como do restante da população.

Comentários do corretor


Você apresentou uma boa tese em relação à problemática imposta, contudo não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente capaz de defendê-la. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia,comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e fuja da abordagem simplista!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente