Existe um preconceito muito grande,com [grande com] os negros em nosso país , eles tem [têm] menos oportunidades que os brancos tem,são olhados com outros olhos quando se trata da cor . As cotas raciais, é [sem vírgula] a maneira mais correta e justa de acabarmos com a desigualdade social e principalmente educacional que existe.
Pelo novo sistema, que está sendo implantado nas universidades,os negros passam a ter mais oportunidades de ensino, em instituições de boa qualidade,pois conseguem ingressar com mais facilidade,sem ter que competir com pessoas que [vírgula] desde pequenos, tem acesso ao ensino melhor,com bons professores ,talvéz [talvez] esse sistema seja a maneira maneira de insentivar [incentivar],pois na maioria das vezes, são pessoas que não tem [têm] condições de pagar um curso pré vestibular pois [pré-vestibular, pois] o custo é muito alto deixando de lado um sonho [vírgula] pois sabem que isso será impossivel.
A educação em nosso país é muito desigual,e os mais prejudicados, na maioria das vezes, são os negros que [vírgula]geralmente, são pessoas mais carentes sem condições de ter um ensino de boa qualidade,pois os valores das mensalidades são absurdos e, na maioria das vezes,eles acabam deixando de lado os estudos [vírgula]pois as condições são precárias e ficam sem opção de escolha.
O sistema de cotas irá amenizar um pouco a desigualdade que existe, as pessoas vão ter mais oportunidades,conseguirão um emprego mais digno,com salários melhores [vírgula] melhorando as condições da familia,isso nada mais é uma maneira de compensarmos o sofrimento que passaram no tempo da escravidão.
Comentários do corretor
Amplie seus argumentos e ideias a fim de melhor explorar as questões que envolvem o tema. Estabeleça uma linha argumentativa plausível que retire seu texto do senso comum.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |