Na tentativa de diminuir a desigualdade socio-econômica [socieconômica] entre negros e brancos [vírgula] os países implementam em seus governos ações afirmativas que visam melhoria e evolução deste quadro. Isso nos leva à análise do que são as cotas raciais.
Nascida na década de 1960,nos Estados Unidos, o projeto de cotas raciais visava a [à] diminuição das diferenças sociais e econômicas existentes entre negros e brancos. No Brasil [vírgula] essa política foi implementada a partir de 2001 com a proposta de garantir o ingresso de negros e pardos nas IES (Instituições de Ensino Superior).
Mediante estes fatos [vírgula] surge um questionamento; [questionamento:] as cotas raciais realmente são o que prega a teoria ou é mais um modelo excludente,porém, disfarçado?. Representando uma margem de 45% dos habitantes da nação Brasileira [vírgula] os negros formam um contingente de apenas 2% nas universidades do país.
O que a princípio já se mostra polêmico [vírgula] piora ao mostrar em dados oficiais da justiça federal o pedido de revisão de prova de vários vestibulares das universidades à pedido de estudantes negros. Estes se sentem prejudicados ao perceberem que em algúns [alguns] casos que suas provas foram mal avaliadas.
Ainda assim muitos outros vêem [vem] nas cotas a oportunidade garantida por lei de almentar [aumentar] a possibilidade de ingresso nas instituições de ensino superior.
O risco de generalizar algo como sendo bom ou ruim é que muitas vezes nos esquecemos que tudo não agrada a todos e que sempre existirá quem se sinta excluído e privilégiado [privilegiado]. Cabe também aos cidadãos e cidadãs entenderem que o ensino como um todo precisa de melhorias e que todos tem [têm] um potencial que merece ser explorado da melhor forma possível
Comentários do corretor
Você levantou questões pertinentes em torno da problemática imposta. Contudo, faltaram argumentos bem fundamentados para validar sua tese. Extrapole o senso comum e vá além da análise simplista!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |