Hoje, mais que antes, o conhecimento deve ocupar um lugar de destaque na vida das pessoas, pois é por meio dele que se alcançam os objetivos desejados. Num mundo trabalhista e tecnológico cada vez mais concorrido - no âmbito estudantil não e [estudantil, não é] diferente - não se pode estagnar, esperando a ajuda do governo. Assim [vírgula] o conhecimento e a adequação aos avanços do mundo moderno abrem novos horizontes e atualiza o ser humano.
Alem [Além ] disso, quem tem o objetivo de ingressar em uma universidade, certamente busca se preparar através do estudo e da dedicação para alcança-lo [alcançá-lo]. É preciso ter discernimento e rapidez de raciocínio para separar aquilo que realmente interessa. Machado de Assis não chegou ao posto de um dos maiores escritores do mundo porque era negro, mas sim pelo seu empenho, seu habito [hábito] de leitura, seu foco no conhecimento literário diversificado. Essas são as formas pelas quais as pessoas ocupam um lugar de destaque na sociedade.
Uma pessoa focada e decidida aonde quer chegar, independentemente de sua cor, raça, religião ou classe social – certamente deverá se sair melhor em suas atividades e perceberá com tudo se modifica velozmente. É verdade também que, num país de extrema desigualdade social, nem todos tem acesso aos meios de entretenimento e cultura como cinema, viagens e teatro.
Logo, quem não aprendeu a valorizar o conhecimento e os estudos, corre o risco de ficar alienado e, consequentemente, ser deixado fora do mercado de trabalho e das universidades. Num País onde a miscigenação é predominante, o mérito não pode dar lugar às diferenças raciais/étnicas. O problema vai alem do que exposto, é uma questão social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações, contudo não retratou o tema proposto. Se isso ocorrer no vestibular, sua redação será zerada. Aqui não pode ser diferente!
Atente-se à proposta!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |