- Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 10/07/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As cotas raciais são consideradas por muitos como mais uma forma de racismo,subtendendo-se incapacidade de negros e índios, pessoas a qual [as quais] são privilegiadas pelas cotas. é [É]caracterizada pelo governo por apresentar caráter social,no qual proporciona oportunidade e remissão ao passado da história racista e preconceituosa.

Desde o começo da colonização,o histórico dos negros e índios sempre foi marcado pelo sofrimento,escravidão,inferioridade,até conseguirem seus direitos e espaço foram marcados por guerras e fugas.Com pretensão de amenizar todo este passado [vírgulaforam implantadas nas universidades de todo o Brasil as cotas raciais,alegando-se também oportunidade para afrodescendentes que na maioria das vezes não têm condições econômicas e representam um grande percentual de moradores da favela.


Porém [vírgulaas cotas são vistas como mais uma forma irônica e racista,deixando a entender falta de capacidade [vírgulauma vez que o ingresso em universidades depende unicamente do desempenho e preparo do candidato.


Temos como exemplo o presidente da maior potência econômica do mundo, Os Estados Unidos,país que foi sede de várias organizações racistas,exemplo da Ku klux klan, e que hoje é governado por um negro que não precisou de chances a mais do que seus candidatos para chegar na política.

Por isso, é necessário investimentos na educação que as escolas tenham ensino de qualidade para todos, que o governo crie projetos de educação com o intuito de oferecer ensino básico, e que todos possam igualmente e com a mesma aptidão conquistar uma vaga em uma universidade pública.

Comentários do corretor


Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente