As cotas raciais são consideradas por muitos como mais uma forma de racismo,subtendendo-se incapacidade de negros e índios, pessoas a qual [as quais] são privilegiadas pelas cotas. é [É]caracterizada pelo governo por apresentar caráter social,no qual proporciona oportunidade e remissão ao passado da história racista e preconceituosa.
Desde o começo da colonização,o histórico dos negros e índios sempre foi marcado pelo sofrimento,escravidão,inferioridade,até conseguirem seus direitos e espaço foram marcados por guerras e fugas.Com pretensão de amenizar todo este passado [vírgula] foram implantadas nas universidades de todo o Brasil as cotas raciais,alegando-se também oportunidade para afrodescendentes que na maioria das vezes não têm condições econômicas e representam um grande percentual de moradores da favela.
Porém [vírgula] as cotas são vistas como mais uma forma irônica e racista,deixando a entender falta de capacidade [vírgula] uma vez que o ingresso em universidades depende unicamente do desempenho e preparo do candidato.
Temos como exemplo o presidente da maior potência econômica do mundo, Os Estados Unidos,país que foi sede de várias organizações racistas,exemplo da Ku klux klan, e que hoje é governado por um negro que não precisou de chances a mais do que seus candidatos para chegar na política.
Por isso, é necessário investimentos na educação que as escolas tenham ensino de qualidade para todos, que o governo crie projetos de educação com o intuito de oferecer ensino básico, e que todos possam igualmente e com a mesma aptidão conquistar uma vaga em uma universidade pública.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o âmbito do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |