O sistema de cotas raciais é uma maneira valida [válidada] de se tentar diminuir as diferenças raciais existentes atualmente em nossa sociedade, uma vez que, com ele, mais negros podem ter a chance de entrar em uma universidade e assim obter melhores condições de vida.
Com as cotas [vírgula] pode haver um balanceamento das diferenças de oportunidade criadas por fatos históricos. Isso porque com [com o] fim da escravidão muitos negros acabaram ficando em condições ainda mais miseráveis, já que não tinham mais casa nem comida para viver. O resultado disso foi a grande desigualdade que vemos hoje em dia, onde [em que] grande parte da população negra é pobre. Consequentemente, gera uma dificuldade maior dos adolescentes dessas famílias se focarem nos estudos e melhorarem de vida, muitos deles tendo de trabalhar desde cedo para ajudar seus pais.
Além disso, com um maior número de negros se formando graças às cotas [vírgula] poderemos pouco a pouco reverter a situação criada pelo racismo do passado. Afinal, essas pessoas vão ter mais chances de conseguir cargos melhores e ter uma vida confortável, aumentando o número de famílias negras com uma boa renda salarial até que a diferença entre as raças não sejam mais tão alarmantes e possamos abolir esse sistema.
Muitos pensam erroneamente que as cotas são usadas porque seus criadores acreditam que os negros são menos capacitados que os brancos, quando na verdade o objetivo delas é apenas igualar as diferenças existentes por erros cometidos no passado. Sendo assim, não tem nada a ver com capacidade , mas sim com oportunidades.
O grande número de famílias negras pobres criadas pela escravidão gerou uma grande diferença entre as raças que se mantém até hoje. O sistema de cotas é uma boa maneira de começarmos a mudar isso, mas não deve ser a única medida tomada pelo governo, tendo também de haver uma maior assistência e melhoria em aspectos como saúde, educação e oportunidades de emprego.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |