De um lado um branco e do outro um negro, é como distinguir respectivamente o norte como um país rico e o sul como país pobre. As diferenças são notáveis se observarmos o contexto em que o lado branco usufrui de muitas regalias [vírgula] enquanto o lado negro tem seu destino condenado desde a escravidão.
No entanto, o lado negro vem conquistando gradativamente seu espaço no meio publico [público], um deles é a cota racial que as universidades reservam para grupos específicos de etnia, na maioria das vezes negros e indígenas.
O governo usa argumentos de que "As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa, implantado para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças e completa que é uma medida para suprir o descaso que sofreram há alguns séculos atrás.
Acredito que seja um fato resultante de muitas controversas, de um lado estarão os que apóiam essa iniciativa e outros que dirão mais uma vez que a tecla racial está sendo pressionada para mostrar que ainda falta muito para que o negro perca os resquícios de uma cultura ainda sobre os signos de exclusão.
Estou do lado dos que apóiam essa iniciativa e visam uma sociedade mais igualitária onde as diferenças sejam cortadas e que todos possam ser vistos como irmãos.
Em suma [vírgula] esse é mais um passo que damos rumo ao progresso, a igualdade entre as raças onde o sistema de cotas acelere o processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.
Comentários do corretor
Para validar sua tese é preciso apresentar uma linha argumentativa plausível e consistente que extrapole o âmbito do senso comum. Cuidado com o uso da primeira pessoa em textos dissertativos. Vá além de uma abordagem simplista e superficial!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |