Conferência da ONU, para [sem vírgula] discutir desenvolvimento sustentável, no mês de julho, em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, onde vários chefes de estado se reunirão para uma renovação do progresso sustentável e elaboração de medidas. Economia verde, sustentabilidade, é [sustentabilidade são] alguns dos temas que serão abordados, mas isso realmente se fará ou será “mais um encontro para jogar conversa fora”?
Várias Conferências, como essa, já foram realizadas, com o mesmo intuito, sustentabilidade, a última foi em 1992. Na verdade, a maioria das medidas que foram tomadas nesses eventos, consistiam apenas em “ficar no escuro, para economizar energia ou tomar banho de canequinha, para economizar água”, por exemplo, e não é assim que deve ser segundo os críticos.
Segundo jornalistas, o Brasil, como anfitrião do evento, tem se mostrado como um simples “mediador” e por isso tem sido alvo de muitas críticas. Pesquisas realizadas pelo relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável mostram que o país, entre 1900 e 2005, aumentou sua cota de emissão de gases poluentes, principalmente CO2, além do crescimento do desmatamento na Amazônia, queimadas no Cerrado, avanço do agronegócio e a construção de usinas hidrelétricas, Belo Monte, por exemplo, e o país quer ser apenas “mediador”?
Medidas efetivas, eficazes, que mobilize e puna, desde o mais rico ao mais pobre, pois os dois poluem, sem distinção, de preservação “do Verde”, enfim medidas “adultas". Para que no futuro, possamos dizer aos nossos filhos e netos, que nossa nação teve um papel ativo, na sustentabilidade.
Comentários do corretor
Você apresentou questões pertinentes, no entanto, não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que promovosse uma boa reflexão sobre o tema. Realize um bom e rico trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além da superficialidade!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |