Com o desenvolvimento desenfreado e o abuso dos recursos naturais, o tema "preservação ambiental" está em alta. A Rio+20 é mais uma conferência internacional sobre o meio ambiente (realizada pela ONU) que tratará da viabilidade e inserção do desenvolvimento sustentável na economia global. o único problema é saber se os acordos que serão propostos realmente serão cumpridos, ou se como em muitas outras conferências, muito se falou e pouco se fez.
É importante saber que a conjuntura econômica atual não é favorável ao encontro, aumentando a probabilidade de insucesso; a crise que assola principalmente a Europa faz com que os problemas ambientais não sejam vistos como prioridade, o que dificultará um consenso entre os países, além de poder enfraquecer o nível dos acordos, fazendo com que a Rio+20 fique à sombra da crise.
Esse obstáculo faz com que a liderança do Brasil seja essencial, o país sede tem com missão incentivar as outras nações a participarem , além de propor ações viáveis nas condições atuais, que promovam um desenvolvimento sustentável ligado a medidas que amenizem a crise, logo, todo o encontro depende de uma boa organização.
Apesar de todas as críticas e especulações feitas a respeito do resultado da Ri+20, sua realização é de extrema importância, para [sem vírgula] manter viva a preocupação ambiental e a necessidade de consensos internacionais de preservação. Mesmo que pouco se concretize[vírgula] todas as conferências são importantes e mostram que há pessoas preocupadas com o meio.
A Rio+20 será um grande evento e mesmo com todas as dificuldades que ela enfrentará, apenas depois de sua realização se verá seu real resultado e se confirmarão as probabilidades de sucesso ou fracasso e então, esse encontro servirá de exemplo, positivo ou negativo, para outros futuros.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem escrito, apresentou ideias coerentes e pertinentes, além de ter obedecido à estrutura dissertativa. Parabéns! No entanto, para chegar à excelência total é preciso mobilizar diferentes vozes, realizar um trabalho rico e consciente com os recursos argumentativos e explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |