Sustentabilidade versus Consumo - Banco de redações


Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

Enviada em: 05/05/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem falado das questões ambientais, seja na mídia, nas escolas ou em um simples debate,expor esses pontos foi o ponta pé [pontapé] inicial para refletir sobre a capacidade humana de interferir e modificar o ambiente de acordo com seus interesses.

Diversas convenções com temas relacionados ao ambientalismo e ao desenvolvimento sustentável foram realizadas, desde a década de 1970, com a Conferência de Estocolmo, passando pelo Protocolo de Kioto que não resultou em medidas concretas para redução dos gases estufa, até à COP-15 [vírgula] um verdadeiro vexame global.

Falta de um consenso entre governos de países e décadas de discussões podem ser a diferença entre salvar a própria humanidade ou assinar a nossa sentença de morte. O fato é que a principal justificativa para o não cumprimento de metas está nos seus custos às economias dos países, como também a influência que as empresas tem [têm] sobre políticos e chefes de estado.

Apesar de observarmos a falência do nosso modelo arcaico de desenvolvimento, estamos indo quase sempre na contramão da sustentabilidade, os valores consumistas são cada vez mais propalados [propagados] a um grau nunca antes visto,o indivíduo é estimulado a comprar, mas nunca expõe que em cada produto vendido é uma parte do planeta que está sendo destruída,ou seja, não há uma preocupação real com os resíduos provenientes da sociedade de consumo no sistema capitalista.

Algumas empresas possuem um sistema de produção que visa a [à] sustentabilidade, o problema está no universo de empresas que praticam este método ainda é muito diminuto e muitos países não possuem qualquer estímulo para adaptar suas empresas.
Os dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, sempre são questionados, apesar de anos de observação e experimentos em diversas partes do mundo, vemos a extinção de diversas espécies com o passar dos anos e nada vem sendo feito.

O homem possui uma grande capacidade de criar e essa capacidade também exige responsabilidade, afinal de contas estamos depredando nossa casa e não existem duas terras.

Comentários do corretor


Suas considerações em torno da problemática ambiental foram pertinentes e bem colodadas. Muito bom! No entanto, faltou falar mais acerca da Rio + 20 em si, já que é o foco da discussão proposta. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente