O tempo pós-moderno avança à [a] grandes passos para uma sociedade baseada nas inovações tecnológicas cada vez mais de ponta e compacta, cujo pilar central é mascarado pela ideologia utópica da busca por uma vida melhor: A manutenção de um sistema consumista estruturado sobre ideais capitalistas.
Tal avanço, aprofundou [sem vírgula] ainda mais a complexidade da relação natureza/ homem. A exploração dos recursos naturais e a gradativa destruição do meio ambiente, [sem vírgula] evidenciou não apenas, [sem vírgula] o déficit nas leis ambientais como também na fiscalização. Como uma tentativa de amenizar tamanha problemática, no mundo todo, surge [sem vírgula] órgãos governamentais e não governamentais com o intuito de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade.
O "Rio + 20" faz parte desse grupo de programas. Sabe-se, que, esse,todos [sem vírgula] os anos levanta debates sobre o assunto em questão e procura possíveis soluções. Dentre estas, destacam-se o uso do biodiesel e fontes energéticas alternativas.
No entanto, essa história está longe do seu final feliz. Isso se deve ao fato da divergência entre os interesses ecônomicos [econômicos] e os ambientalistas. Nesse panorama, a palavra sustentável recebe um novo significado;sendo tudo aquilo que parte de um pensamento "verde" [vírgula] mas que não vai contra as [às] ideologias de mercado.
Não obstante, muitas das propostas apresentadas não apresentam realmente grandes vantagens, como é o caso dos biocombustíveis [vírgula] que além de ameaçarem a agricultura de sub-existência [subsistência, ] esbarra [esbarram] na dificuldade de direcionar à glicerina, produto resultante da converção [conversão] dos glicerídeos.
Observa-se, dessa forma,a adoção de uma série de medidas paliativas que tendem a camuflar, não erradicar, o problema e sempre obedecendo a uma óptica financeira.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, faltou clareza e objetividade ao apresentar suas ideias. Sua produção é imprecisa e de difícil leitura. Atente-se às regras de uso da vírgula e procure melhor explicar os exemplos dados a fim de realizar uma abordagem clara sobre o recorte temático.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |