Na atual conjuntura mundial temos formas variadas de protestos que são utilizadas para se fazer uma sociedade civil mais participativa, deixando as ideias utópicas e partindo para protestos mais acessíveis e de eficaz [eficácia]já comprovada. A desobediência civil é uma delas.
Mahatma Gandhi e Martin Luther King, exemplos que conseguiram êxito em suas reivindicações, com o simples ato de não cumprir as leis, Mahatma foi além [vírgula] consegui [conseguiu] a libertação indiana do controle dos ingleses, sem a utilização da violência.
O ato de desobediência não ocorre de forma desorganizada, como aconteceram com soldados americanos que não quiseram participar da Guerra do Vietnã [Vietnã. Eles] eles queimaram as convocações alegando não ver fundamento na guerra e que desse matar é moralmente errado, ou seja, não eram contrários a todas as guerras só a do Vietnã e de fato acabou-se o governo Americano se retirando do país.
Sendo assim a desobediência civil tem o proposito [propósito] de reformular a lei a qual não é satisfatória a maioria, fazendo com que o governo redija outra que satisfaça a todos. Por reivindicar as leis a forma d protesto pode ser comparada a anárquico, que em termos práticos significa a emancipação politica [política] de qualquer tutela governamental, ou seja, o governo não tem importância, mas acima de tudo a desobediência visa o bem comum.
Em meio a conflitos internacionais, especificamente no Oriente Médio uma solução seria a desobediência civil já que confronto violento já se alastra a anos, desta forma é importante à população ter conhecimento que existe outras formas de mudar protestos e opções reivindicarem pelo melhor.
Comentários do corretor
Vá além de uma abordagem simplista sobre o tema e desenvolva uma linha argumentativa plausível e consistente que explore as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece. Vá além do senso comum !
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |