Ao considerarmos apenas um padrão linguístico como correto, deixamos de lado o verdaddeiro [verdadeiro] intuito de uma língua [língua] , cujo [que] é a comunicação. E assim passamos a ter um ciência em nosso dia-a-dia.Não podemos mas [mais] dizer ou taxar uma palavra com errônia [errônea] por mera questão estética ou fonológica, se o interlocutor conseguiu cumprir a função da comunicação e chegou atingir seu interlocutor.
E [É] fácil nos dias atuais encontarmos [encontrarmos] pessoas pronunciando palavras de formas diferentes das apresentadas pela regras geral de nosso idioma, mas não devemos simplesmente julgar estas pessoas pelo erro, pois assim estaremos partindo para o lado da discriminação social, simplesmente excluindo-os, deixando para trás suas origens, seu passado, e sua formação social.
Somos privilegiados por econtarmos [encontramos] em nossa lingua [língua] uma grande flexibilidade,possibilitando aos seus falantes poder usar várias formas do mesmo idioma,sem a perca de seu sentido original e matendo a compreenção [compreensão] , pois sabemos que a lingua é um dos bens mais preciosos de um povo, e sendo assim ela deve ser dirigida a todos sem nenhum discriminação ou restrição, de forma clara e direta, sendo ela em forma culta ou não todos temos o direito de uma boa comunicação.
A nós falantes , que usamos a lingua [língua] de tantas formas em nosso dia-a-dia, nos resta usarmos o bom senso e a sabedoria de adaptar nossa fala de acordo com a situação a qual nos encontramos, usando a formalidade quando preciso e a informalidade quando desejado, e explorar ao máximo das possibilidades de nosso idioma.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade de sua produção. Dessa forma, organize suas ideias a fim de efetivar a construção de sentido de seu texto. Atente-se também a ortografia.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |