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Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 20/03/2012

Status:

Corrigida
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Nos últimos anos  [vírgulaa língua brasileira, vem [ a língua brasileira vem] sendo vítima de grandes turbulências, em função de vários fatores como: atualizações ortográficas, materiais de didático [materiais didáticos] e outras críticas mais intensas, logo se fosse possível apontar um culpado, seria uma tarefa muito complicada, pois todos possuem uma pequena culpa por tal fato que esta [está] ocorrendo.
Sabemos que uma elevada parte da população brasileira, [sem vírgula] ainda encontra-se [ se encontra] desprovida destas atualizações que vem ocorrendo dentre o português, sendo assim, como é possível cobrar uma linguagem padrão e culta destes cidadãos que se encontram distantes dos meios contemporâneos de pesquisas [ponto de interrogação].
Torna-se assim uma missão muito difícil, [sem vírgula] fazer com que esta parte da sociedade no Brasil, [sem vírgula] esteja totalmente a par de sua língua culta, principalmente nas cidades mais distantes dos grandes centros urbanos, onde a educação é muito decadente, também os sotaques que são uns dos pontos mais fortes em várias regiões, influenciam bastante. Estes são alguns elementos que dificultam muito um idioma único no país.
Em fim [Enfim,] o Brasil ainda esta [está] em processo de reconstrução na comunicação, sabemos que faltam muitos itens a serem monitorados, portanto [vírgula] até que estas estruturas possam ser concretizadas, nenhum indivíduo pode se taxar de correto, pois ninguém tem total convicção que nossa língua permanecerá da maneira como está.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema. Porém, organize sua produção preocupando-se com a clareza e objetividade de seu projeto de texto.  Dessa forma, atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos para não comprometer a construção de sentido de sua produção. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente