A discussão sobre o falar certo ou errado, já existe há um bom tempo; pessoas de regiões diferentes discutem sobre o modo de falar característico de uma outra [outra] região, por exemplo [vírgula] um mineiro chega em São Paulo, lá ele acaba sofrendo discriminação por falar "puxando os erres".
Isso ocorre com qualquer pessoa que migre de uma região para outra, o preconceito linguístico existe em todos os lugares, talvez as pessos [pessoas] o pratiquem e nem percebam que estão fazendo isso, esse fato vem desde a antiguidade [ Antiguidade] . Até mesmo em tirinhas infantis ocorre esse tipo de preconceito, um exemplo é o personagem Chico Bento de Maurício de Souza que ao sair do campo e ir à cidade visitar seu primo é vitima de discriminação por causa do seu modo de falar e agir.
A ideia do Brasil ser um país monolingüe [monolíngue] ainda é extremamente veiculada,não são consideradas todas as variantes linguistícas do português sejam elas regionais ou sociais, ainda dá status falar "corretamente" na ideia de que a língua dita culta é uma ponte para a ascensão social. Quem não domina a variante padrão é marginalizado(a) na hora de preencher uma vaga profissional,num vestibular, na escola.
O preconceito linguistico [linguístico] acaba sendo mais uma arma daqueles que mantem [mantém] o poder em suas mãos, a cidadã ou cidadão que não domina a variedade padrão está privado de seus direitos, o governo deveria [vírgula] portanto [vírgula] mais adaptativo com relaçao [relação às] as variedades da lingua [língua] causando assim um maior conforto para a população brasileira.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias que abordaram o tema. No entanto, faltaram exemplificações concretas que comprovassem sua posição. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |