Não existe linguagem correta, existe linguagem adequada - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 10/03/2012

Status:

Corrigida
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Desde as civilizações antigas, a linguagem é utilizada como um divisor social, a exemplo do antigo Egito, em que pessoas que sabiam escrever tinham um importante papel social, ao contrario [contrário] dos escravos e camponeses que eram leigos.

A linguagem é uma forma de comunicação social em contínua transformação, ou seja, não é estática. Palavras utilizadas há algum tempo atrás, [sem vírgula] eram corretas para a norma culta da língua portuguesa, como vosmicê substituída por você, e hoje já não são. Se realmente houvesse um padrão correto na linguagem, esta não mudaria ao longo dos anos, no entanto ela se modifica. Sendo assim, não existe uma maneira correta de se expressar, o que existe é a forma mais adequada para se comunicar. Por isso não é possível afirmar que uma forma linguística é certa ou errada, porém é possível afirmar que ela é adequada ou inadequada para uma determinada ocasião.

Dessa forma, é obvio [óbvio] que pessoas com altos graus de escolaridade saibam melhor se expressar no cotidiano, quando comparadas com outras que possuem pouco ou nenhum conhecimento linguístico. Sendo assim, deve-se levar em consideração a diversidade linguística, pois não existe um padrão correto, o que existe são vários padrões de adequação da linguagem.

Há um padrão na linguagem que é dito como culto, mas não correto, sendo que esse problema em linguagem certa ou errada não passa de um preconceito social, para tanto, as pessoas com um conhecimento insuficiente devem procurar ampliar sua sabedoria intelectual estudando, para melhor adequarem sua linguagem as várias situações a que são submetidas em seu dia a dia.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que abordaram o tema. No entanto, faltaram exemplificações concretas e argumentos plausíveis que comprovassem sua posição e melhor explorassem as possibilidades de ideias que o tema favorece. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente