A língua é um elemento fundamental para um povo, para sua identidade e sua cultura, para a transmissão de seus valores, suas tradições, sua concepção de mundo e de si mesmo. A língua portuguesa é viva e está sempre sofrendo mutações. A língua padrão é um paradigma e é fundamental conhecê-la, a despeito da liberdade que tem os usuários em sua linguagem cotidiana, quando a capacidade de comunicação pode prescindir do rigor gramatical.
Trata-se de uma discussão equivocada. O problema não é a língua culta nem o certo e o errado sob seu prisma. O preconceito fundamenta-se no fato de que o conhecimento da língua padrão é notadamente maior entre as classes sociais mais afortunadas, sobretudo porque têm maior acesso à educação de qualidade, a bons livros e à cultura em geral, e, numa sociedade que valoriza mais o ter do que o ser, qualquer mínimo sinal de riqueza material é pretexto para discriminação.
É preciso valorizar as variações lingüísticas e a maneira própria que cada cidadão tem de fazer uso da língua. O falante tem uma gramática internalizada e raciocina e se exprime a partir de sua própria lógica – não há nada de mal nisso. Essa valorização não pode ser pretexto para desconhecer o padrão culto da língua [vírgula] já que conhecê-la é pressuposto da liberdade de adequação ou não a ela. Mais que isso, desconhecer elimina qualquer possibilidade de ascensão social pelo conhecimento [vírgula] já que exames seletivos para ingresso nas melhores universidades públicas ou para ocupar os mais bem remunerados cargos públicos pautam-se na língua padrão.
Um bom exemplo é o inestimável valor da peculiar linguagem escrita usada na internet, em que a agilidade do meio e a comunicação instantânea aproximam sobremaneira a língua escrita da língua falada, atribuindo-lhe uma liberdade ímpar.
É indispensável conhecer o que está certo e o que está errado ante o padrão culto da língua portuguesa. O que, de forma nenhuma, significa uma desvalorização das demais formas de uso da linguagem, de se menosprezar o seu valor ou de impor o rigor gramatical a qualquer ambiente ou oportunidade. O que não dá é para tirar uma carta do baralho para igualar as condições de jogo, afinal é o conhecimento que permite a real liberdade de escolha.
Comentários do corretor
Seu texto está bem escrito e estabeleceu uma boa reflexão sobre o tema proposto. Parabéns! Cuidado apenas com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Leia e produza sempre
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |