CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 06/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A noção de dignidade é emblemática nos nossos tempos. No que diz respeito às variações, às variantes [ as variantes] linguísticas, eleger um padrão como ‘‘O digno”, “ O apresentável”, concorre para a intolerância e desrespeito à pluralidade do falar brasileiro, criando tensões nas relações sociais.

A função primordial da língua é estabelecer a comunicação, passar uma mensagem; uma vez cumprida tal função pode-se dizer que os interlocutores cumpriram satisfatoriamente sua “missão”. Apesar dos desvios às normas da gramática normativa ,as variações não bloqueiam o canal comunicativo, os falantes entendem a mensagem e se comunicam: ao contrário [vírgula] a construção civil estaria um caos, pois o diálogo entre engenheiros e operários estaria fadado ao fracasso.

Eleger um padrão como digno gera um ambiente social de violência e artificialidade. Entendamos violência aqui como agressão ao direito de expressão, como ignorância à história e vivência de um indivíduo ou grupo. A adoção do falar de um grupo dominante – nem sempre maioria - cria um academicismo e um enrijecimento nas manifestações cultuarias[culturais]. Podemos traçar um paralelo ( obscuro, de fato, mas necessário) com o nazi-fascismo e sua demagogia, que exigia uma padronização preconceituosa e oca de finalidades edificantes.

Como abordado, os padrões linguísticos cumprem a finalidade da língua com eficácia, o que dispensa necessidade de coroar um deles como modelo. Procurar conhecer o maior número possível de variantes e universalizar o ensino de um falar simples e democrático, visando uma maior flexibilidade e entrosamento do tecido social, é mais sensato do que exigir um rebuscamento e adequação em nome da “tradição”.

Comentários do corretor


Você fez colocações pertinentes em torno da sua tese sobre o tema. Contudo, preocupe-se com a clareza e coesão de sua produção a fim de não prejudicar a construção de sentido. Veja os problemas:

1º parágrafo: O trecho destacado está constituído de frases mal articuladas entre si que deixaram o texto sem coesão e coerência.

2º parágrafo: Procure explicar suas colocações. Evidencie por que o diálogo entre engenheiros e operários estaria comprometido.

3º parágrafo: Não é possível compreender, precisamente, o que você quis dizer com “uma padronização preconceituosa e oca de finalidades edificantes.”

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente