A Simplicidade e o preconceito - Banco de redações


Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

Enviada em: 04/03/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ultimamente, a sociedade anda se preocupando muito com o próximo. Desde a vida corriqueira da vizinha de Maria ou o filho do João que tem como hábito se debruçar em uma cama e não sair mais dela. Há uns 10 anos, percebia pelas pessoas que riam e sentavam em uma calçada para comentar sobre tudo. Numa hora era o tal do Edmundo e outra a tal da Eduarda.
Vivemos em um país onde sua classe social é sinônimo de te definir como "melhor" que o outro de classe inferior. Numa rua movimentada, onde as pessoas circulam por algum motivo e teu foco de atenção é totalmente desviado para uma senhora pedindo um copo d'água numa lanchonete de esquina. A famosa frase "me vê uma água, moço?" é tão comum que quase não ligamos se seu português é o correto a se dizer. Entretanto, uma madame de yorkshire no colo olha torto para a senhora. [senhora: ] "Esse tipo de indivíduo me deixa completamente enojada".
O brasileiro deveria se deixar ser mais sociável, sem padrões ou regras pré-estabelecidas por si mesmo. Num país onde tem diversos problemas sérios, seja eles relacionados a [à] saúde ou a [à] educação, a lingua portuguesa falada deveria ser quase que esquecida; a não ser que você seja um ministro importante ou um advogado respeitoso. Ou qualquer pessoa que faz da sua fala um sustento mensal.
Um simples uniforme de funcionário de público te faz um cidadão correto. Não um português coloquial cheio de palavras difíceis. Pois este é o principal motivo para diversos problemas no país: o preconceito.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias sobre o tema. No entanto, seu projeto de texto possui mais características de Crônica do que da Dissertação propriamente dita. Atente-se às características inerentes ao gênero textual exigido. Além disso, preocupe-se com a clareza e coerência de suas ideias. Os trechos destacados em azul exemplificam o problema. A primeira frase está incompleta e compromete o sentido, uma vez que quem percebe, percebe algo, porém no trecho, você não revela o que é percebido pelas pessoas. Na segunda frase, não é possível fazer uma relação clara com o trecho seguinte, além de ficar confuso identificar o que você quis dizer com "Funcionário de Público".


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente