Educação ou Agressão? - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 25/02/2012

Status:

Corrigida
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A câmara dos Deputados aprovou no dia 14/12/2011 o projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, a Lei da Palmada, como ficou popularmente conhecida, causou grande repercussão nacional.

A Lei da Palmada é polêmica, pois,  os que são a favor do projeto de lei, afirmam que é desnecessária a utilização de força física na educação dos filhos, e alegam também que não é possível delimitar até que ponto a “palmada” se torna violência.

Existe também o outro lado da moeda, os que são contra o projeto, defendem que nem sempre o diálogo por si só consegue impor os limites para a criança, e que o projeto causará danos à autoridade dos pais, pois, não poderão dar a palmada, e ficarão reféns da lei.

O projeto prevê que quando a palmada não deixar marcas, o castigo físico terá que ser comprovado por testemunhas, depoimentos ou laudos psicológicos, e vai também depender da interpretação do juiz responsável.

Caberá ao juiz definir se o pai é culpado ou não e se a punição será exercida, sem provas documentais ou flagrantes, a justiça poderá ter dificuldades em punir os pais ou educadores, já que, o projeto exclui a necessidade de comprovação da violência por marcas físicas.

A Lei da Palmada é um assunto polêmico, pois, interfere no direito dos pais na criação dos seus filhos, além disso, tira autoridade dos pais e dá mais liberdade para que os filhos os desrespeitem, pois, nem sempre o diálogo resolve o problema.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro que retratou a problemática imposta pelo tema. No entanto, o esperado era que você defendesse, através de uma linha argumentativa plausível, um ponto de vista definido acerca do tema e istou não ocorreu. Exponha sua posição e mobilize argumentos para defendê-la! Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
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