Lei da Palmada: Dando autoridade aos filhos - Banco de redações


Lei da Palmada: O contraponto entre a violência e a educação dos pais

Enviada em: 22/02/2012

Status:

Corrigida
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A Constituição de 88 [1988] traz como cláusula pétrea o direito a segurança para qualquer cidadão que resida no Brasil. Porém, a câmara dos deputados parece estar levando isso muito a sério quando resolve privar os pais do direito de educar livremente seus filhos, proibindo o uso de "castigos corporais, moderados ou imoderados".

O erro é proibir os castigos moderados, eles são necessários porque muitas vezes a criança foge do controle e não quer ouvir os pais, causando constrangimento quando a situação ocorre em público. Entretanto, quando quem foge do controle são os pais, ferindo ao invés de educar, é necessário a intervenção do estado como protetor, agindo contra o agressor.

A violência desenvolve traumas na criança quando ocorre como um todo, ou seja, além de agressões realmente descontroladas, palavras rudes, falta de carinho e de interesse pelo menor. Portanto, não é possível que o estado venha a resolver o problema apenas proibindo a violência. Um poder está saindo da mão dos pais e outro está chegando para as crianças, que agora podem chantagear o familiar que lhes impor castigo físico.

Uma solução para os pais educarem, após a implementação da lei, é privar o filho de diversão por um período determinado, isso gera um tempo para que a criança reflita sobre suas ações, já que o castigo não é momentâneo. Porém, quando o descontrole for total e o menor não der atenção à razão, os educadores estarão de mãos atadas.

Comentários do corretor


Você desenvolveu um projeto de texto claro que apresentou sua posição sobre o tema. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, fatos, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) que enriquecesse sua produção e possibitasse o desenvolvimento de grandes análises e discussões em torno do tema.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8


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