Hoje [vírgula] o uso do computador se tornou algo indispensável para milhões de pessoas que navegam diariamente pela internet. Há quem diga que a internet ajuda as pessoas a se integrarem e se comunicarem melhor, outros que ela pode gerar solidão e prejudicar as relações sociais.
O que se passa é uma comunicação de corpo ausente, onde não se tem contato físico com a outra pessoa com quem está se comunicando. O que a pessoa tem á [à] frente é um teclado numa interação com uma máquina e não com uma pessoa. Tem se a percepção virtual de estar com muitas pessoas [vírgula] mas na verdade está só e isolado.
Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Carnegie Mellon dirigido por Robert Kraut, professor de psicologia social [vírgula] questionam [questionou] a qualidade dos vínculos , qual a freqüência [frequência] , profundidade ou o impacto das relações on-line em comparação com as relações tradicionais. Esse estudo incluiu pessoas pertencentes a escolas e grupos comunitários, que foram investigados com medidas de envolvimento social, bem-estar psicológico e no uso da Internet.
Os resultados mostraram dados muito significativos. Com respeito às relações familiares, ao maior tempo dedicado à Internet correspondia um maior declínio da comunicação familiar tanto no círculo próximo como no distante. No que se refere ao sentimento de bem-estar psicológico, a utilização da internet mostrou um elevado aumento de depressão, uma subida importante na escala de solidão e um pequeno aumento do stress diário, especialmente nos adolescentes. Há fortes evidências de que o uso da Internet causa um declínio na participação social e no bem-estar psicológico.
Na prática [vírgula] a relação com a internet expande em quantidade as comunicações [vírgula] mais [mas] as diminui em qualidade. Os seres humanos necessitam de usar os seus sentidos e desfrutar de cada encontro humano.
Comentários do corretor
Karina,
Você soube apresentar seu ponto de vista acerca da problemática do tema. O que faltou foi extrapolação das possibilidades do tema através de uma linha argumentativa plausível. Continue lendo e escrevendo!
Dicas
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |