Economia e meio ambiente: existe alguma ligação? - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 05/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         Após a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, a emissão de CO2 aumentou cerca de 35,3%. O conforto que foi propiciado às pessoas através da revolução é indiscutível. Porém, o meio ambiente está sendo severamente punido por conta das ambições econômicas das grandes potências e do consumismo desenfreado que estimula a produção industrial.

        Um dos principais agravantes é a queima de combustíveis fósseis para obtenção de energia, como carvão mineral utilizado em termoelétricas. Os veículos automotores também são responsáveis pela poluição através da queima da gasolina, diesel, etanol ou gás natural. As fontes de energia renováveis, praticamente, não utilizadas. Talvez, por não serem tão interessantes em termos de economia.

        A concentração demasiada de CO2 e de outros gases na atmosfera acentua o tão conhecido efeito estufa. Esses gases causam a retenção de calor, elevando a temperatura. Direta e indiretamente, as pessoas sofrem com isso. Seja pela sensação térmica, seja pelo aumento das chuvas, pelo aumento dos períodos de seca, pelo aumento das doenças causadas por agentes transmissores que se beneficiam do clima quente, entre outros fatores.

        As grandes nações até demonstram uma certa preocupação com os danos causados ao meio ambiente, como por exemplo, o derretimento das geleiras que elevam o nível do mar, como a fauna e a flora que estão sendo afetadas por este problema. Há vários protocolos pró-ambiente, porém, eles entram em conflito com os interesses econômicos, visto que diminuir a emissão de gases poluentes implica diminuir a produção industrial.

        Portanto, a questão é muito mais complexa do que aparenta. Para melhorar esta situação seria necessário atitudes conjuntas que envolvam as nações de grande economia, já que são as maiores responsáveis pela emissão desses gases. A conscientização da população é fundamental. Atitudes como optar pelo transporte público em vez do privado e exigir de seus governos medidas eficazes a respeito da preservação ambiental é de extrema importância para diminuir o impacto ambiental.

Comentários do corretor


Você soube organizar um projeto de texto claro que soube mobilizar fatos que comprovassem sua posição. Porém, faltaram análises e reflexões que melhor explorassem a questão que foi levantada pelo tema.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente