As relações humanas sofrem constantes alterações com o advento da tecnologia, exemplo disto é o uso do celular. Nesse sentido, há iniciativas visando proibí-lo nas escolas, contudo essas medidas são descabidas e improporcionais do ponto de vista social.
As facilidades disponibilizadas pelo celular aumentam a segurança pessoal, uma vez que possibilita o contato rápido e fácil para se obter ajuda. Isso, para os pais é de extrema importância, visto que podem verificar se os filhos estão seguros ou se necessitam de algum auxílio.
Porém, alguns educadores aprovam a proibição do uso desse aparelho no ambiente escolar, já que ele pode prejudicar a concentração dos alunos. No entanto, essa alegação é desproporcional à utilidade do celular. Além disso, essa é uma tecnologia que foi incorporada ao dia-a-dia das pessoas.
Ademais, há outros fatores que justificam a não proibição pura e simples, como por exemplo a necessidade de os pais diminuírem a ausência imposta pelo trabalho, pelo divórcio ou pela distância. Por isso, o uso do celular deve sofrer restrição apenas durante as aulas, já que, neste caso, demonstra deselegância e inconveniência por parte daquele que o utiliza.
Assim, em virtude dos benefícios que o celular pode proporcionar a todos, deve-se buscar a conscientização dos jovens para que restrinjam o seu uso durante as aulas. Para tanto, os pais e os educadores devem orientá-los, estes por meio do convencimento que as técnicas docentes lhes proporcionam e aqueles por intermédio de sua autoridade, a fim de que todos possam se beneficiar com as facilidades tecnológicas.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 8 |
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