Celular, até que ponto? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 17/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, um objeto se tornou não só comum, mas também de grande uso na vida das pessoas, o celular. É o meio mais prático que as pessoas encontram para se comunicar, localizar, tirar fotos, jogar, assistir televisão e tantas outras coisas em apenas um utensílio. E hoje quem mais demonstra afinidade com essa nova tecnologia são os jovens. E um novo projeto de lei que visa proibir o uso do celular nas escolas tem questionado todo esse acesso. Até que ponto o celular pode estar presente? E na escola, pode ser utilizado?

O ambiente escolar é um lugar de aprendizagem, onde o intuito é ensinar. O celular trás [traz] grandes distrações para o aluno, e se for acionado dentro da sala de aula, pode desconcentrar os estudantes. Assim, fica evidente o quanto ele é prejudicial no âmbito de escola.

Alguns pais se utilizam da desculpa de que ficam preocupados com os filhos, em caso de emergência, por isso são contra a nova lei, e apoiam o uso de celulares nas escolas. Entretanto, tal ato não é justificável, pois o colégio tem telefone fixo para qualquer necessidade.

1. Onde eu estudo, na zona rural, não tem área. Por isso [vírgula] os celulares não pegam. Quando eu era mais nova isso me irritava, mas hoje eu agradeço. No tempo em que me encontro em sala de aula, consigo me concentrar. Isso não aconteceria se eu estivesse preocupando-me com torpedos de namorado, amigos ou com as atualizações das redes sociais.

É possível compreender então, que esse projeto de lei apenas quer conter esse abuso de tecnologia dentro dos domínios escolares. Este foi desenvolvido, não por que os professores não conseguiam colocar ordem em relação a essa questão, mas sim, para que os alunos agora tenham noção que estarão fazendo algo realmente errado, se utilizar o celular em sala de aula. Escola não é lugar de troca de torpedos, nem de fofoca, mas sim, lugar de estudar e isso agora é lei.

Comentários do corretor


Você trouxe ideias que evidenciaram seu ponto de vista acerca do tema e seu texto praticamente não apresenta desvios linguísticos. Porém, não houve extrapolação do recorte temático em sua produção.

1. Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente