Nas últimas décadas, ser fisicamente perfeito se tornou um dos principais objetivos da sociedade, na qual o aspecto físico parece ser o único sinônimo de felicidade, êxito e até de saúde. Querer ter uma boa forma física e cuidar da saúde não implica diretamente com algum tipo de transtorno alimentar, mas as chances de que este apareça são fortemente aumentadas.
Estudos chamam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura podem estar associados à ocorrência desses quadros, principalmente com a influencia de mídia, que veicula imagens de corpos perfeitos a toda hora.
Não é nada assustador ouvirmos adolescentes recusarem algum doce ou sanduíche dizendo estar de regime ou fazerem repetidos e cansativos exercícios para chegar ao corpo ideal. Esses comportamentos, porém, podem ser um sinal de alerta para um problema que atinge 1% da população feminina – principalmente adolescentes – e que pode levar a morte - cerca de 15 a 20% dos casos- , geralmente pro[por] ataque cardíaco, devido a [à] falta de potássio ou sódio.
Os transtornos alimentares fazem com que os pacientes desenvolvam uma relação doentia com a comida. No caso da anorexia[vírgula] ficam dias sem comer e distorcem sua autoimagem de tal modo, que se sentem gordos mesmo estando extremamente[s] magra[os]. Isola-se da família, ficando cada vez mais triste, irritados e ansiosos.Dificilmente [vírgula] aceitam ajuda e não admitem o problema.
No entanto, os cuidados com o corpo não devem ocorrer de forma tão intensa. Temos que respeitar os limites do nosso corpo, sempre pensando na saúde e não na aparência física.Diminuir a pressão cultural e familiar com relação à valorização da forma física, corporal e beleza, pode reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obter a beleza perfeita.
Bruna Apolinário.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver seu projeto de texto e apresentar ideias em torno do seu ponto de vista. Mas você pouco relacionou a problemática do tema com as questões apresentadas.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |