Em 1969, a Convenção Interamericana de Direito Humanos assegurou a todos os indivíduos o direito à moradia e à dignidade. Entretanto a arquitetura hostil representa grave problema e contraria a determinação da lei internacional publicada em 69. Nesse sentido, a resolução dessa mazela exige que se combata a maldade humana e a omissão do Estado. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Diante desse cenário, a arquitetura hostil evidencia a crueldade socialmente enraizada. Nesse viés, Hannah Arendt desenvolveu o conceito de "Banalidade do Mal", segundo o qual as atitudes cruéis costumam se normalizar e se tornar banais. Nesse sentido, a arquitetura hostil se relaciona ao problema descrito pela filósofa, já que tal prática se mostra muito prejudicial, isso pode ser exemplificado pelo comportamento dos cidadãos em relação às favelas. Assim, enquanto a discriminação for a regra a dignidade humana será a exceção. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a arquitetura hostil demonstra também a omissão do Estado, sendo assim Thomas Hobbes (Vírgula) em sua obra "Leviatã", afirma que o principal objetivo do Estado é garantir a segurança e o bem-estar aos cidadãos, o que muitas vezes não ocorre. Logo, a ausência do Estado se mostra evidente na obra de Hobbes, devido a tal prática ser muito preocupante, um exemplo disso é a falta de saneamento básico em áreas mais precárias nas grandes cidades. (Reveja o recorte dado à discussão)
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que a arquitetura hostil seja mitigada. Por isso as escolas são responsáveis pela transformação social e devem moldar os jovens a serem sempre empáticos com o próximo, por meio de projetos pedagógicos e sociais como aulas e palestras. Essa iniciativa terá como finalidade de solucionar a omissão do Estado e de garantir que a sociedade evolua no sentido não só no quesito tecnológico, mas também na sociedade como um todo. O conceito defendido pela Convenção Interamericana de Direito Humanos, seja (Vírgula) em breve, a realidade no Brasil e em todo o mundo.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |