O cantor e compositor, Cazuza, em uma de suas mais conhecidas composições (Vírgula) afirma ver o futuro repetir o passado. Tal afirmação, dependendo de quem a escute, podem ser interpretada como vinda de alguém que não tenha plena posse mental, porém louco seria acreditar que ele faltou com a verdade, já que, (Sem vírgula) essa problemática é uma mazela do Brasil, pois o país não consegue se libertar das correntes do preconceito de outrora. Contudo, indiferença ao próximo agora dispõe de outro nome: arquitetura hostil. Nesse sentido, é fundamental compreender quais são os motivos do problema em questão: a negligência das mídias sociais e o preconceito preconceito enraizado. (Muito bem. Formulou a tese)
Aldous Huxley, em uma de suas mais emblemáticas falas afirma que:" os fatos não deixam de existir somente porque são ignorados." Da mesma forma a dor, o desconforto e a tristeza dos moradores de rua não deixam de ser uma realidade só porque as mídias sociais negligenciam o seu dever para com a população, (Sem vírgula) mostrar a verdade. Claramente, aquilo que seria um princípio do jornalismo, tornou-se apenas um emblema que pode ser descartado, pois a ambição é o tema da vez, já que, (Sem vírgula) só são capazes de reportar para a sociedade o que é lucrativo para as suas agências, deixando (Vírgula) assim, realidades tristes como arquitetura hostil invisibilizadas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, Voltaire atesta que:" o preconceito é uma opinião sem conhecimento." No entanto, essa pátria evoluiu e junto à a ela a sua educação também se transformou, entretanto, o futuro ainda repete o passado, e essa nação ainda tende a excluir as pessoas mais vulneráveis querendo torná-las inferiores, fato é, os esqueitistas que são impedidos de fazer suas atividades graças aos empecilhos que a infraestrutura coloca em suas trajetórias. Essa prática, além de lesiva à vítima, destrói nelas o sentimento de pertencimento a um país verde-amarelo que não os aceita. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os fatos mencionados, é imprescindível compreender que o erro não está no fim e sim na base, que os moradores de rua não precisariam dormir em bancos se tivesse uma residência para morar. Nesse sentido, o governo federal, cuja função é financiar e apoiar ações voltadas para o povo, deve criar casos habitacionais e centro de lazer, por meio de uma aliança com o Ministério da Fazenda, para que os mais vulneráveis também façam parte do país, e essa nação não volte a repetir o passado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |