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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 08/10/2024

Status:

Corrigida
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A arquitetura hostil é aquela em que lugares públicos são modificados com o intuito de dificultar ou restringir a permanência de pessoas, geralmente em situação de rua, em determinado local. A reforma Pereira Passos foi uma intervenção na cidade do Rio de Janeiro com o intuito de acabar com os famosos cortiços por acreditar que eles seriam a causa de muitas doenças. Contudo, isso desencadeou uma revolta na população por acontecer de forma hostil e sem levar em consideração a vontade dos cidadãos. Assim, um erro é acreditar que esse tipo de medida não causa exclusão de boa parcela da sociedade e transtorno social, já que, de acordo com a escritora Clarice Lispector: "não basta existir, é preciso também pertencer". (Formule a tese)

Primeiramente, é válido lembrar que aquele evento que aconteceu teve como principal motivo as doenças que estavam se alastrando de forma indiscriminada pela cidade. No mesmo sentido, a causa principal dessas mudanças arquitetônicas é uma "limpeza urbana" de ambientes onde moradores em situação de rua costumam ficar. Sendo assim, as prefeituras instalam barreiras a fim de evitar com que cidadãos permaneçam em certos ambientes como embaixo de viadutos, onde pedras são acimentadas, em bancos de ponto de ônibus, nos quais divisórias são instaladas e prédios públicos, em que tapumes são afixados. (Truncamento) Causando assim a exclusão social de vários indivíduos.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o transtorno social afeta toda a população da cidade. Essas pedras no meio do caminho dificulta o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção, além de ser uma barreira para deficientes visuais e idosos. Além disso, pessoas obesas têm um grande desafio de usar bancos com divisórias, uma vez que essas divisões seguem um padrão da média da sociedade. Outrossim seria a poluição visual causada por tapumes em prédios desabitados, isso faz com que ocorra uma desvalorização imobiliária e poluição visual. (Truncamento) Aumentando assim os problemas supracitados. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que um erro é acreditar que a arquitetura hostil não causa danos à sociedade. Com o intuito de erradicar essa situação, o governo municipal deve parar com esse tipo de intervenção e investir em abrigo público com o intuito de tirar as pessoas da rua, (Justaposição) além disso, a sociedade em geral deve denunciar junto ao Ministério Público os estados que insistem em continuar com essa medida e as mídias devem tornar de conhecimento geral essa situação desumana, criando assim um ambiente vexatório pros políticos locais. (Truncamento) Pois, só assim, a arquitetura terá seu real valor de inclusão social e a pessoa se sentirá pertencente àquele local. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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