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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 03/10/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal brasileira foi criada para preservar os direitos e deveres de todos os cidadãos do país. Entretanto, apesar dos diversos avanços sociais, o Brasil enfrenta uma grande crise humanitária causada pelas drogas, principalmente na cidade de São Paulo. Com isso, milhares de pessoas estão vivendo em situação de rua, o que faz a sociedade discutir meios para enfrentamento do problema e uma das possibilidades foi a adoção de arquitetura hostil para expulsão destes moradores, o que é equivocado e aumenta a exclusão social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Um dos principais apoiadores da causa de resgate de pessoas em situação de rua foi o padre Júlio Lancelotti. O mesmo protestou após o governo de São Paulo autorizar a colocação de pedras pontiagudas embaixo de viadutos para impedir que pessoas durmam ali, uma forma equivocada de se lidar com a situação (Melhore a apresentação dessa discussão). A repercussão negativa foi tamanha que as autoridades voltaram atrás, provando que a sociedade considera esta medida como ineficaz. As cidades e o acesso à moradia de qualidade deveria ser para todos, como garante a Constituição, e a arquitetura não deveria ser utilizada para apagar socialmente um grupo de pessoas.

(Boa estratégia coesiva) Outro exemplo de arquitetura hostil é de medidas tomadas para expulsar uma determinada cultura de uma região. Um exemplo foi o Largo da Batata, citado no filme "Que Horas Ela Volta?", no qual a protagonista de origem nordestina explica que havia forró na região que se encerrou após obras de uma reforma. (Melhore a construção de sentido) Com isso, a cidade se torna mais "cinza", sem vida e a população perde cada vez mais acesso aos momentos de lazer, conhecimento e cultura, gerando um ambiente propício para proliferação de preconceitos.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário um trabalho conjunto de governo federal, estadual e municipal para garantir o cumprimento dos direitos ao acesso à moradia e cultura, conforme consta na Constituição. Uma possibilidade é a ampliação de casas de acolhimento aos moradores de rua ao invés de adoção de arquitetura hostil, evitando a invisibilidade social. É de extrema importância incluir estas pessoas na sociedade para que elas consigam sair da invisibilidade e se recuperar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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