Restringir e segregar é solucionar? - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 03/10/2024

Status:

Corrigida
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Problemas sociais são mascarados ao com o propósito de, (Sem vírgula) criar uma imagem de ordem e "limpeza" em grandes metrópoles. A arquitetura hostil, que consiste em restringir acessos a determinadas áreas e desencorajar situações impróprias, é um exemplo desse método. A que ponto ele pode ser desumano? (Melhore a contextualização do tema)

Nesse sentindo, uma minoria social como negros, pardos, pobres e moradores de rua sofrem muito mais com essa situação devido ao racismo, preconceito econômico,etc. (Melhore a relação entre as discussões) Isto é, a separação de negros e brancos, durante o apartheid na África do Sul, com a delimitação de áreas específicas por raça como banheiros, assentos de ônibus, como consequente a desvinculação social e humilhação de cidadãos negros em contraste com brancos.

(Boa estratégia coesiva) Além disso,em relação ao designer urbano, a proteção de espaços privados e públicos contra importunações como roubos, desordem e ociosidade é apresentado como fator primordial do uso da arquitetura hostil. Ademais, pessoas em situação de rua são os mais prejudicados por não se adequarem a um modelo ilusório da sociedade em contrapartida com, a realidade de viverem nas ruas. (Reestruture e apresente dados)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a arquitetura hostil faz parte de uma sociedade que precisa analisar o foco do problema ao invés de, (Sem vírgula) ocultá-lo com o uso de subterfúgios frágeis e ineficazes. Ao mesmo tempo que, ao se sentirem inseguros, muitos moradores recorram a essa solução. Cabe ao governo investir em políticas públicas voltadas, (Sem vírgula) não a "perfeição" da cidade, mas ao bem-estar e direito de todos como melhoria do policiamento, espaços de acolhimento e realocação de desabrigados, leis mais firmes,que contribuiriam para uma menor necessidade da utilização dessa técnica (Vírgula) já que, (Sem vírgula) traria uma sensação de segurança e zelo para a comunidade. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Reestruture: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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