A arquitetura sempre foi um dos principais marcos históricos sociais durante a trajetória da humanidade. Através das características e formas específicas de cada época, é possível conhecer fatos e compreender culturalmente quem ali vivia, e até hoje, apesar da modernização das estruturas, a arquitetura comunica sua cultura e quem são seus habitantes. (Formule a tese)
O mundo moderno enfrenta o desafio em estar apto à a acolher todos de forma igualitária, principalmente no meio urbano. As cidades (Vírgula) a fim de manter a ordem e a organização, que são fatores importantes para o seu bom funcionamento, estão utilizando de apectos arquitetônicos hostis para inviabilizar a estadia de moradores de rua, skatistas e até o espaço de uso comum por jovens no geral. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Usar a hostilidade como solução para questões sociais, (Sem vírgula) é um retrato triste da falta de empatia coletiva e oportunidades igualitárias. Como por exemplo, no ano de 2012 houve um protesto por parte das ONGs (Desenvolva a sigla) que fornecem o sopão aos moradores de rua da cidade de São Paulo, pois a prefeitura do município queria proibir a distribuição das refeições (Melhore a apresentação dessa discussão). Ações como essa apenas prejudicam uma realidade social que já é demasiadamente grave.
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, sendo a arquitetura um marco que dialóga com a história da sociedade, que tipo de registro será eternalizado a partir da hostilidade empregada nas construções atuais? É imprescíndivel que o Estado encontre e atue em soluções para integrar a população através de áreas específicas e estruturadas para práticas de esporte, ambientes diversificados e seguros para incentivar a socialização dos jovens, programas sociais para a reintegração dos moradores de rua na comunidade e encorajar a sociedade a ser ativa nas questões de igualdade. (Truncamento) Pois se existe uma real preocupação na preservação das áreas comuns de uma cidade, proporcionar um ambiente hostil não irá resolver a questão, apenas irá reforçar a desigualdade social. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |