O Censo Demográfico é uma ferramenta essencial para a formulação de políticas públicas no Brasil. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele coleta dados detalhados sobre a população, como número de habitantes, condições de moradia, educação e trabalho. Essas informações são cruciais para o governo compreender as necessidades da sociedade e direcione os recursos públicos de forma eficiente e justa.
Historicamente, o Censo tem sido fundamental para a criação de políticas que atendam às demandas da população em diferentes áreas. Por meio dele, é possível identificar regiões mais carentes de investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Um exemplo claro disso é a distribuição de verbas para o sistema de saúde, que utiliza os dados censitários para alocar recursos conforme a densidade populacional e as condições de vida da população. (Explore mais o argumento apresentado)
(Melhore a estratégia coesiva) No cenário atual, em que o Brasil enfrenta desigualdades sociais e econômicas acentuadas, o Censo se torna ainda mais relevante. Ele oferece um panorama detalhado sobre as condições de vida em cada parte do país, possibilitando que o governo desenvolva políticas públicas que atendam às demandas locais específicas, como o acesso ao saneamento básico, educação de qualidade e programas de habitação popular. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Censo é um pilar para o planejamento governamental e o combate às desigualdades. Sem ele, as decisões políticas seriam tomadas no escuro, prejudicando a eficácia das ações públicas. Assim, garantir a continuidade e a precisão dessa pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |