Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não pode realizar as coletas domiciliares para o o Censo demográfico em razão da pandemia de covid-19 e dos cortes no orçamento. Tal coleta só pode ser realizada dois anos depois, o que impactou negativamente as políticas públicas entre 2020 e 2021, pois não foi possível concluir um levantamento mais preciso da situação socioeconômica e demográfica do Brasil em meio à pandemia. Assim, a dificuldade mencionada destaca a importância do censo demográfico para a criação de políticas públicas no país. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro instância, temos a coleta de dados como o principal instrumento do censo. (Truncamento) Pois, a coleta precisa desses dados permite análise que gera informações crucias para o governo e centros de pesquisa, como por exemplo o número de habitantes, como vivem e as características desses indivíduos. Dessa forma, é possível identificar os déficits e os avanços socioeconômicos e demográficos através do censo. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, temos que as políticas públicas são uma importante ferramenta para o progresso social. Isto é, são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal para garantir o bem-estar da população, que é declarado como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil no artigo IV. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o censo demográfico é uma ferramenta importante para o progresso e o bem-estar social, pois o levantamento desses dados torna possível ao governos consumar os direitos previstos pela Constituição e legitimar seu objetivo como Estado. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Além disso, não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Combinado? Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |