A Constituição de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro – prevê que todos os cidadãos têm o direito a um meio ambiente equilibrado. Contudo, nota-se que tal metodologia não existe na prática, haja vista que diversos brasileiros têm seu direito violado, já que sofrem os impactos das mudanças climáticas. Nesse cenário, deve-se analisar como o silenciamento midiático e a lacuna educacional agravam essa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, ressalta-se que a mídia brasileira não dá a devida visibilidade às materiais relacionados aos impactos ambientais. Conforme o escritor George Orwell, "a massa sustenta a marca, a marca sustenta a mídia e a mídia controla a massa". À luz dessa perspectiva, nota-se que tal tese é materializada no contexto hodierno brasileiro, pois o setor midiático opta por promover e incentivar o consumo, ao invés de influenciar a reflexão crítica acerca das mudanças climáticas. (Explore mais esse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de educação ambiental contribui com a ausência de debates sobre os problemas do meio ambiente brasileiro. Segundo o livro "Pedagogia da Autonomia", do professor Paulo Freire, as instituições escolares deveriam preparar os estudantes para um convívio social saudável, em que consigam reconhecer seus direitos e deveres. Todavia, isso não ocorre na sociedade brasileira, pois os alunos não reconhecem o descumprimento das normas legais quando ocorrem tragédias relacionadas às mudanças climáticas, levando à falta de atuação estatal para evitá-las e solucioná-las. Logo, é imprescindível a dissolução desse impasse.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos desafios mencionados, urge a atuação do Estado para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao Ministério das Comunicações, órgão responsável pelo controle do setor midiático, divulgar informações acerca dos impactos climáticos por meio de cartilhas virtuais veiculadas nas mídias digitais, a fim de promover o conhecimento do tema entre os cidadãos. Além disso, é dever do Ministério da Educação garantir o acesso a guias sobre educação ambiental através de uma alteração na BNCC – conjunto de conteúdos escolares obrigatórios – com a finalidade de gerar cidadãos que lutam pela garantia de seus direitos. Desse modo, o debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros será fomentado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |