Revela-se muito importante abrir debate a respeito das alterações relacionadas ao clima e à natureza no cotidiano do povo brasileiro. Muitas vezes, as pessoas sonham em ganhar muito dinheiro, ficar ricas, obter fama e projeção social etc. Por outro lado, esquecem que o principal e mais importante é ter residência para morar, segurança alimentar, boas condições de saúde e padrão de vida de acordo com os direitos humanos. Tragédias ambientais, inclusive enchentes, trazem à tona esse dilema tipicamente humano, mostrando como a natureza pode tirar (quase) tudo das pessoas. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, os seres humanos, assim como os demais seres vivos, estão sujeitos à seleção natural, de acordo com Darwin. Seguindo tal raciocínio, existe uma luta pela vida e o meio ambiente seleciona os seres mais adaptados. Por outro lado, existe a Hipótese de Gaia, de James Lovelock: Gaia (planeta Terra) produz eventos para eliminar os organismos os quais trazem prejuízos a ela. Tais espécimes seriam os humanos, pois desde o início da Era Industrial interferem no meio ambiente, causando danos. Alguns autores questionam tal hipótese, ao afirmar que Gaia não pode ser considerada entidade única, pois todos os organismos vivos competem entre si, por fatores abióticos como luz, calor, abrigo e alimentos. De qualquer maneira, há evidências as quais atividades antrópicas produziram alterações no meio ambiente, inclusive climáticas, provocando enchentes, deslizamentos de terra, furacões etc. No caso específico do Brasil, não é diferente. Diante de enchentes e inundações oriundas do desequilíbrio ambiental e alterações no clima, muitas pessoas perderam (quase) tudo, inclusive habitação e segurança alimentar. Obviamente, os mais afetados foram os mais pobres os quais moravam em lugares baixos e vulneráveis a alagamentos. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é necessário que haja forte presença do poder público para minimizar tais impactos causados pela natureza e eventualmente prevenir outras catástrofes similares. Para tal, é preciso mobilizar parte das verbas públicas para fazer manutenção e eventuais construções de obras de Engenharia para conter níveis muito elevados de rios, obter dragagem etc. De forma similar, os administradores dos recursos públicos devem prover assistência social às vítimas da fúria ambiental, como desabrigados, desempregados etc. O setor da saúde também deve atuar para prevenir e tratar infecções oriundas de insetos, platelmintos etc.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, não se deve subestimar o debate a respeito das alterações climáticas interferindo ou até suprimindo direitos básicos do povo brasileiro, a exemplo de moradia, saúde e segurança alimentar. Parte do orçamento público, via impostos, deve ser mobilizado para prestar assistência às vítimas das tragédias ambientais, além de prevenir outras situações similares, direcionando recursos em obras de Engenharia.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |