O filme "O dia depois de amanhã" conta a história de um desastre climático fictício que congela a cidade de Nova Iorque. Paralelamente, a ficção americana liga-se à realidade brasileira ao prever, décadas antes, as proporções dos estragos realizados pelo aquecimento global. Com isso, se faz faz-se necessário o ressalte da importância do debate acerca da problemática das mudanças climáticas, em função da urgente necessidade criada a partir de recentes acontecimentos e a dimensão dos danos e prejuízos causados aos direitos básicos dos cidadões brasileiros.
Dessa forma, compreende-se as atuais mudanças climáticas como fruto do aquecimento global. Logo, entende-se como consequência da alta emisão de gases de efeito estufa as fortes chuvas e decorrente cheia do Lago Guaíba no estado do Rio Grande do Sul no começo do ano de 2024. Com a cheia do Guaíba, grande parte da região da capital Porto Alegre e cidades satélites sofreram com alagamentos e inundações que destruíram casas, acabaram com plantações e afetaram a economia e segurança do estado. A partir disso e de dados gerados pelo Instituto Nacional de Metereologia (INMET), que descrevem a possível reincidência desses acontecimentos, evidencia-se a necessidade e a importância do debate sobre questões climáticas no Brasil. (Explore mais o argumento)
(Melhore a estratégia coesiva) Com base no supracitado, entende-se os efeitos das mudanças climáticas como de dimensões catastróficas. Nesse contexto, interpreta-se as catástrofes climáticas como ameaças aos direitos básicos garantidos à todos os brasileiros na Constituição Federal. Tal como no direito à vida e à igualdade de tratamento, ao afetar majoritariamente as classes mais pobres da sociedade, no Artigo 5º, nos direitos sociais do Artigo 6º, como o direito à educação, trabalho, lazer, saúde, segurança e moradia, ao paralizar a vida da população. Portanto, reforça-se ainda mais a necessidade da discursão acerca de decisões referentes à questões como essa, exemplo o baixo investimento realizado pelo governo gaúcho em órgãos fundamentais para a prevenção de desastres (Vírgula) como a Defesa Civil.
(Melhore a estratégia coesiva) Sob esse viés, demonstra-se as mudanças climáticas como ameaça aos direitos básicos dos brasileiros ressaltando a importância do debate como ferramenta de prevenção. Com isso, compreende-se como urgente o exercício do artigo 205 da Carta Magna na criação de programas e estudos que visam informar e educar a população a respeito desses assuntos na prática de sua cidadania, como no voto. Além disso, é dever do Estado a criação de núcleos municipais e estaduais que monitorem os mais afetados por tais acontecimentos e reunem discursões e debates acerca do assunto. Além disso, reforça-se a necessidade de cadastro familiares nestes núcleos para a otimização de programas como a Renda Básica Familiar garantida no artigo 6º. A partir dessas ações, espera-se a formação de um povo brasileiro pronto para a discursão e tomada de ações que, coletivamente (Vírgula) e em pouco tempo, nos preparem para evitar e mitigar os prejuízos criados pelas mudanças climáticas.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Isso pode tirar bastante nota do seu texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |