Conforme é estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos nascem iguais em direitos e dignidade. No entanto, tal afirmação não é verificada na realidade brasileira no que se refere aos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos da população. Nesse sentido, observa-se como elementos importantes desse problema a negligência governamental e a ausência do debate para solucionar essa questão. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, em primeira análise, vale ressaltar a omissão estatal em prover meios de prevenção e apoio para a sociedade nessas stiuações. Para Zygmunt Bauman, são as reações às crises que transformam o mundo e não elas em si. Contudo, tal perspectiva não se aproxima das ações do governo brasileiro, visto que não há estrutura suficiente para enfrentar esses acontecimentos sem que os mais necessitados sejam extremamente prejudicados, como no caso das enchentes do estado do Rio Grande do Sul, que milhares de pessoas tiveram seus direitos comprometidos. Por consequência, muitos perdem suas casas, meios de sustento e, em alguns casos, até a vida. Assim, urge a necessidade de investir em infraestrutura para reagir às crises climáticas no país.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o pouco diálogo referente aos desastres ambientais também contribui para agravar os impactos nos direitos dos cidadãos. Segundo a filósofa Djamila Ribeiro, para solucionar uma situação é preciso trazer visibilidade ao tema. Todavia, pouco é debatido sobre as mudanças climáticas na nação brasileira, uma vez que quando submetidas a tais circunstâncias falta agilidade do governo em auxiliar os mais afetados. O que ocasiona danos, muitas vezes, irreversíveis, para com a população, principalmente, os que possuem menos condições e moram em locais de risco, como a disseminação de doenças provenientes da contaminação da água causada pelas enchentes, por exemplo. Desse modo, é fundamental que seja discutido nos meios de comunicação e órgãos públicos (Vírgula) visando informar a sociedade e permitir ações mais eficientes no que tange ao problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária uma intervenção política e midiática sobre essas questões. Para isso, o Estado deve disponibilizar uma parcela maior do orçamento público com o objetivo de investir em infraestrutura, como hospitais e locais de abrigo, para auxiliar quem precisar. Além disso, a construção de barreiras em margens de locais com probabilidade de cheias, como rios, lagos e regiões costeiras, somados a implementação de bombas d'água de forma estratégica devem ser realizadas. Paralelamente, os veículos de mídias tradicionais e redes sociais devem, frequentemente, promover por meio de diálogos e debates sobre essas condições, a fim de informar e prevenir a população. Tais medidas irão contribuir para amenizar os danos, que possam vir a acontecer. A partir dessas ações, os direitos dos brasileiros serão garantidos com mais eficácia, como é proposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto é importante sempre lembrar do limite de 30 linhas. Certo? Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |